Venham + 5

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de maio de 2010

TRÊS NOTÍCIAS...





A crise obriga-me a não comprar diariamente o jornal e a optar pela sua leitura através da internet, assim esta manhã lá cumpri o meu ritual de pesquisa das (poucas) boas novas através do sapo.pt.

Assim que abri esta página deparei-me com três títulos que me deixaram a sorrir, não com as notícias, mas sim com a escolha da ordem das mesmas, por parte de quem as editou.

Eis os títulos:

1 – BILHETES DOS TRANSPORTES DEVEM AUMEnTAR EM JULHO (TSF)
2 – DEPUTADOS VÃO RECEBER MAIS DINHEIRO PARA VIAGENS E TRANSPORTES (Sol)
3 – GOVERNO PEDE “EMPENHO DE TODOS” PARA ULTRAPASSAR A CRISE (TSF)

Realmente, o alinhamento destas notícias, só podem ter sido propositadamente escolhidos para colocar os leitores a pensar nas mesmas, o que pela certa não aconteceria se aparecessem isoladamente.

Na primeira notícia, ao lê-la fiquei a saber que para lá do aumento dos transportes públicos, o mais certo é também não demorar muito a que o Governo retire o apoio aos “Passes Jovens”, destinados aos estudantes até aos 23 anos. Aliás em resposta aos jornalistas sobre se este apoio iria terminar, o Secretário de Estado dos Transportes Públicos, Correia da Fonseca, fugiu habilmente à questão dizendo: “A realidade é extremamente volátil. Andamos ao sabor dos “rattings” da República e dos “spreads”. Hoje em dia, talvez seja mais fácil prever o Totobola, do que prever como é que os mercados vão funcionar no dia seguinte. Por isso temos que ser comedidos nas afirmações, porque não sabemos o que vamos enfrentar.” - Eis aqui um dado a reter desta frase, que é a seguinte: com a mesma estão resolvidas as declarações contraditórias que tem existido quase diariamente entre membros do Governo.

Na segunda notícia, chegamos à conclusão, que afinal as medidas de contenção não são para todos, e por tal há que aumentar os gastos com os transportes para os senhores Deputados em mais 25 por cento (nada mais do que 780 mil euros)…E aqui pergunto eu: - Será que com este aumento está resolvido o problema do custo das viagens de uma menina Deputada do PS, que concorreu pelo Circulo Eleitoral de Lisboa e lhe andaram a pagar as viagens de ida e volta até Paris, onde reside?

Na terceira notícia, é que nos rimos mesmo desta sem-vergonhice governativa, quando a senhora Ministra do Trabalho, vem exigir o “empenho de todos” para ultrapassar a crise. Realmente tenho que concluir que a senhoreca até tem razão. Porque eu vou-me empenhar para fazer face aos gastos com os transportes, com o IVA, IRS e mais impostos e os senhores Deputados e Governantes vão estar a empenhados a gastar o que me vão tirar a mim. Sim a mim que não me chamo ZÉ, mas sou tramado na mesma, porque sou parte deste pobre POVO!



eduardo roseira
  25-Maio-2010

Imagem - Jorge Arbach, Brasil

2 comentários:

Teresa Fidalgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Fidalgo disse...

Eduardo Roseira,

É como tudo: somos todos iguais, mas uns são mais iguais do que outros....

Bem vista a "coisa"