Venham + 5

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CALHANDRICES - Agradecimento ao Ministro Jorge Lacão


Estava eu a pensar cá com os meus botões, sobre o que é que este governo, já com cem dias, nos tinha oferecido que fosse digno de ser tido como coisa boa.


Pensei…pensei e já quase a desistir, por falta de encontrar algo de bom, quando de repente ouvi o Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares, referindo-se à crónica de Opinião do Mário Crespo, como sendo uma “calhandrice”.

E eu já a afiar a “pena” para desancar no governo por em cem dias não ter tido nada de bom, quando graças ao Senhor Ministro, eu, e pela certa muitos milhares de portugueses, desatamos a correr para as estantes a pegar nos dicionários para procurar o significado de tal palavra.

Esta é uma das coisas mais significativas oferecida por este governo a todos os portugueses, pois aprendemos mais um termo, que vai de certeza, entrar no léxico de muitos discursos na Assembleia da República e irá também ser “esmiuçado” pelos “Gatos Fedorentos” e logo passar a ser usado, por tudo e por nada pelo Zé Povinho.

Obrigado, querido Ministro! Fui ao dicionário por causa de uma só palavra que Vossa Excelência disse, sendo você o primeiro político que com uma única palavra mexeu comigo. Mais uma vez obrigado!

Mas já agora quero partilhar com todos vós a descoberta que fiz acerca da palavra “calhandrice”. A mesma vem de “calhandra”, o mesmo que “calandra”, e o seu significado, no entendimento do Ministro Jorge Lacão, é segundo o “tira-teimas”, a seguinte: Calhandra ou Calandra – Espécie de grande Cotovia de bico forte e voo rasteiro.

É bom de ver, onde é que o senhor Jorge Lacão pretendia chegar, só que quando falou de “calhandrice”, não olhou para si e para os seus pares de governação, pois juntamente com o Primeiro Ministro José Socrates, são parte integrante da “calhandrice”, que tem sido levada a cabo por uma bem montada máquina, designada de: CALANDRA, que segundo os dicionários é, nem mais nem menos do que uma:

- Máquina própria para ALISAR, lustrar ou acetinar PAPEL e tecido.

Pelo que concluí, graças ao Senhor Ministro, que calhandeiros é o que mais abunda neste Governo, muito especialmente nas diversas atitudes que tem tomado para ALISAR o PAPEL que tem tido alguns jornalistas e meios de comunicação social.

eduardo roseira

(imagem: sapo.pt)

4 comentários:

Unknown disse...

Fenomenal Eduardo "AMIGO" Roseira, bem tirada, principalmente tirada de rudimentar ministro-discurso. Abraço fraterno.

Vitor Soares disse...

Boa...

Unknown disse...

até que enfim...já à mais de uma semana que nada tinha sido tão bem dito.Um abraço para ti Eduardo.
Francisco Soares

A. Pedro Ribeiro disse...

É isso tudo. Abraço, amigo Roseira.