Venham + 5

Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Homenagem/Evocação ao Fernando Peixoto em 31 de Janeiro de 2009

Estive no passado dia 31 de Janeiro de 2009, na dita “Noite de Evocação” ao Poeta e Homem de Teatro Dr. Fernando Peixoto, que teve lugar na Tuna Musical de Santa Marinha, que co-organizou a referida homenagem, juntamente com os alunos do Curso Superior de Teatro da ESAP – Escola Superior Artística do Porto e do Grupo de Teatro Arado.

A noite gélida e invernosa foi aquecida por uma sala repleta de amigos, colegas, alunos, colaboradores, vizinhos e gente anónima que ali se quiseram deslocar para recordar com os seus familiares, o Homem, Fernando Peixoto, em todas as suas vertentes.

A ocasião serviu de oportunidade para o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Dr. Filipe Menezes, anunciar que nas Comemorações (?) do dia 25 de Abril, será atribuída a título póstumo a Medalha de Ouro da Cidade ao Dr. Fernando Peixoto.

Sei de pessoas ligadas por diversos laços, alguns bem íntimos, ao Fernando Peixoto, que não se quiseram deslocar à referida “Evocação”, por se terem apercebido antecipadamente que a ocasião iria ser “aproveitada” para tal “encenação”.
Do que conheço do Fernando Peixoto, lá no íntimo da sua “vaidade” teria ficado satisfeito, até porque ele e muitos dos que o rodearam, sem NUNCA lhe virarem as costas, sabíamos que de tal era merecedor, só que em vida…
Sei também que o Fernando dispensava algumas pessoas de se verem “obrigadas” a tal “sacrifício”, ou seja, o de assistirem ao “aproveitamento” da homenagem...

Mas voltando ao que se passou na mesma, à parte a boa vontade de alguns dos participantes, valeu ouvir o Fernando Peixoto na entrevista em vídeo feita por uma aluna da ESAP e muito especialmente através das vozes de Eduardo Roseira, que leu dois excertos do livro “A Linguagem do Silêncio” e do Fernando Fernandes que disse e interpretou o poema “Dádiva”, os quais de seguida passo a citar:


“Dedicatória do livro “A Linguagem do Silêncio”, de Fernando Peixoto, Ciclo da Guerra Colonial, 1984.

Ao Fernando Mota
Ao Rui Carita
Ao Papiniano Carlos

Por uma razão ou por outra, a vós devo muita da seiva com que enchi as artérias latejantes das palavras.

Do chão do medo me ergui para olhar o sol que obliquava sobre o rio estilhaçado de lágrimas dos peixes ausentes, e no lodo que povoa o cais fronteiro à minha casa, espojei meu tronco, meus membros, num regresso necessário e urgente ao lodo de onde vim.

Hoje estou aqui, agreste e vertical, para dizer que estou vivo. E solidário.

Amanhã, e todos os dias que hão-de vestir o futuro, estarei aqui, enquanto o povo continuar o longo êxodo para a terra prometida.


Ouve, amigo: vou partir agora. O sol já se espreguiça sobre o leito granítico da Serra do Pilar. Não posso perder tempo. A cidade está à minha espera e estou ansioso por lançar-me nos braços musculados deste Povo que é o meu. Amanhã de manhã te contarei do sorriso com que me esperam ali, na Praça da Liberdade.

Agosto de 1984”


DÁDIVA

Não me peçam palavras melífluas
quando apenas a sonora gargalhada
me irrompe do peito como pedra lascada
nem sorrisinhos de catálogo de moda
quando o mijar numa esquina da cidade
me sabe a poesia e cheira a vida
não me peçam gestos simétricos e convencionais
quando um cosmopolítico manguito
abarca toda a náusea de Bordallo a Pasolini
não me peçam nunca aquilo que vós quereis
porque eu dou apenas aquilo que possuo
e que é esta raiva enorme de cuspir
esta feroz vontade de gritar
e o sexo amplo enorme e predisposto
a fertilizar o amor em todas as esquinas
peçam-me a mim
e nada mais
e dar-vos-ei tudo o que possuo
o suor o sangue o sexo
EU
e comigo dar-vos-ei o homem primitivo
o que recusa a civilização do marketing
o que caga nas gravatas dos public-relations
mas que aposta no futuro ÚNICO do
CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS

Sim peçam-me a vida
Tomai e comei
ESTE É O MEU CORPO



Fernando Peixoto
In: “Diz Ilusão 2 – Cadernos de Poesia”,
NERP – Núcleo de Escritores e Recitadores Portugueses,
Barreiro - 1987



Nota de Rodapé: Fiquei com a sensação que estas duas últimas intervenções tiveram lugar à margem do evento, mas seja como for, valeram bem o esforço que tive de fazer para ter “aguentado” até ao final.

Resta-me dizer ao Amigo Fernando, um obrigado por tudo o que nos deste, legaste e que vai perdurar, se puderes perdoa-nos se esta “Evocação” pecou por não ser a verdadeira e desinteressada Homenagem que tu mereces.

Abraço forte do Lúcio S. O. Jesus (Porto)

1 comentário:

luis nogueira disse...

O aproveitamento político que foi feito é responsabilidade de quem o fez. A mim, interessou-me a recordação do Amigo, a sinceridade de muitos que não esquecem Fernando Peixoto. Por ele não custa suportar hipocrisias e a medalha póstuma pode ser tardia mas é mais do que merecida.
A lembrar sinceras lágrimas de saudade ainda pude agarrar numa foto e o vinho do Porto permitiu-me brindar com a sua memória já que infelizmente, em vida, nunca tivemos a oportunidade de o beber juntos conforme tínhamos uma vez combinado.
O resto não me afecta, não tenho culpa e não estive lá para isso.