Venham + 5

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O QUE ME IRRITA


Mário Soares, disse um dia: “- Todos, temos o direito à indignação!” - Uma frase que de tão usada por “todos” e por “dá cá aquela palha”, me leva a ultrapassar os limites do tal “direito à indignação”, ao ponto de ficar verdadeiramente irritado, por dois motivos:


- Primeiro, com o uso e abuso da dita frase.

- Segundo, com o facto de na maioria das vezes, serem pessoas de responsabilidades ao nível do Estado, do Governo e da política, os quais se ficam apenas pelo acto de indignados, sem darem soluções, ou fazerem seja o que for, para resolverem os casos que lhes causam tal “direito á indignação”.

Eu, sinceramente, que me irrito e de que maneira!

E ao olhar para o que me rodeia, acreditem que me perco na longa lista de situações que me levam a dizer, entre outras coisas, que...



... O QUE ME IRRITA...

...é saber que existem pessoas que não vão a uma consulta ao Centro de Saúde, por não terem os cerca de três euros para pagar a taxa moderadora.

...é saber que muitos dos que vão a essa consulta, saem de lá com requisições de exames, análises e outro tipo de tratamentos que necessitam de fazer, mas não os fazem, por não terem dinheiro para tal.

... outros há, que saem das consultas com receitas para medicamentos, que nunca são comprados na farmácia, porque o dinheiro que tem no bolso, mal lhes chega para a alimentação, agravando assim o estado de saúde.

... noutras ocasiões, se chegam a comprar a medicação, por incrível que pareça, são forçados a “cortar” na alimentação, agravando na mesma a sua saúde.



...O QUE ME IRRITA...

...é saber que na maior parte destes casos, se encontram reformados, que trabalharam décadas a fio e actualmente recebem muito menos do que algumas pessoas que estão no desemprego, após terem trabalhado poucos meses, ou pior ainda, os que recebem o “máximo”, do chamado Rendimento Mínimo e até andam à “biscatada”, sendo que a maior parte deles nunca descontaram para a Segurança Social.

...é saber também, que mesmo no tempo das noites de Verão, em que sabe bem ir dar um pequeno passeio higiénico, existem pessoas, particularmente as idosas, que se resignam a um “cárcere privado” (1), embora por auto imposição, em virtude de terem medo de sair à rua, devido à insegurança que se faz sentir.

...é ter assistido a três energúmenos, após terem agredido um pacato cidadão sem qualquer razão aparente, à luz do dia, num parque público, terem feito frente, com insultos, ameaças, empurrões, recusarem-se a ser identificados e a serem levados para a Esquadra, perante nove, repito nove agentes da polícia.

...é ter ouvido um desses agentes a dizer, que nada faziam, porque no dia seguinte os indivíduos passavam por eles e ainda os gozavam, e que tinham também receio de os energúmenos em causa, mais tarde virem a declarar situações menos abonatórios, contra os agentes, que levassem os mesmos a ter que ir fazer umas “férias” em qualquer estabelecimento prisional deste País.

Para além disto e de muito mais, O QUE ME IRRITA, é saber que os tais que dizem ter “Direito á indignação!”, não param para ver, agir e solucionar, antes que muitos outros comecem a dizer, tal como eu:

- O QUE ME IRRITA...



eduardo roseira

(imagem: sapo.pt)

3 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Então não foi o Mário Soares que disse essa coisa do direito à indignação a propósito do bloqueio da ponte?!

Eduardo Roseira disse...

Quem sou eu para jurar?!..de qualquer das formas, penso que não estarei errado...contudo, ele há por aí tanto político e pulhítico a citar as citações...que...obrigado pelo comentário e pela visita...

Eduardo Roseira disse...

...após a devida pesquisa, dou a mão à palmatória e vou rectificar o nome do Jorge Sampaio pelo do Mário Soares, pedindo desculpas pelo erro e agradecendo a correcção feita pelo "Kruzes Kanhoto"