Venham + 5

Pesquisar neste blogue

sábado, 2 de janeiro de 2010

2010 – ANO EUROPEU DA LUTA CONTRA A POBREZA - Notas & Comentários




1 - A União Europeia (U.E.), estabelece o limiar da pobreza em (60%) sessenta por cento da média do rendimento do país. No caso de Portugal o valor do patamar mínimo é de 406 euros mensais por pessoas.

(…e as Associações Patronais, ainda dizem que o aumento do Salário Mínimo Nacional de 450 para os 475 euros é elevado!?...O que é que se compra com 25 euros? Eles sabem? Eu dou só uma dica, é que na maioria dos casos, não chega para pagar o passe mensal do transporte que nos leva às suas empresas!...)



2 - A taxa de pobreza infantil em Portugal encontra-se nos (23%) vinte e três por cento. Os países nórdicos são os mais bem colocados, com cerca de (10%) dez por cento e os piores, com (34%) trinta e quatro por cento, são a Bulgária e a Roménia.

(…pergunto eu: Os romenos que andam por aí na pedincha, em tudo quanto é semáforo, portas de supermercados e outros mais locais…estão contabilizados onde? Na Roménia ou em Portugal?...cá por mim, como temos (2) dois milhões de pobres no nosso país, penso que os romenos devem estar integrados nessa parcela…)



3 – Diz também a U.E., que em 2009, (73%) setenta e três por cento dos portugueses tiveram dificuldades para pagar as suas contas quotidianas.

(…como eu, nem nenhum elemento da minha família, das minhas amizades e conhecimentos, respondemos a qualquer inquérito sobre tal tema, pela certa que a percentagem deve ser bem maior…)



Este ano de 2010, considerado como Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza, vai ser de difícil combate contra a pobreza económica e questões sociais que lhe estão envolventes, combate esse que se torna ainda mais difícil, quando se encontra pela frente a pobreza de espírito dos nossos políticos. Aí a luta é quase impossível.



eduardo roseira

(imagem:sapo.pt)

Sem comentários: