Venham + 5

Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de janeiro de 2010

COMUNICAÇÃO



Comunicação.

Não! Não pensem que vou imitar os Senhores Presidente da República, Primeiro-Ministro ou mesmo até o Cardeal Patriarca, e fazer uma comunicação ao País..
Mas se me permitem, não me levem a mal, mas insisto na comunicação.
Não! Não se assustem, repito-vos que não vou fazer uma qualquer comunicação ao Povo, não! Aliás, quem sou eu para tal ?
Vou sim , falar de comunicação .

De cada vez que ouvimos tal palavra, pensamos logo em MEIOS de comunicação (T V; Telex; Telefone; Telemóvel; Fax; Rádio; Internet, Redes Sociais, etc…) ou em VIAS de comunicação (Estradas; Ipês; Icês; Vcês; Auto-Estradas; Caminhos de Ferro; Marítimos e Aéreos.
Mas porque andamos todos mesmo no "ar", esquecemo-nos do essencial que existe na palavra COMUNICAÇÃO.
Sobre a qual a páginas tantas, o meu velhinho "tira-teimas", a que convencionalmente damos o nome de dicionário, diz ser:
- Acção ou efeito de comunicar; convivência; trato.
Para umas linhas mais adiante dizer que: - COMUNICAR, é o acto de fazer comum e falar.
De tudo isto saliento o acto de convivência; trato, mas muito especialmente o falar.

Embora se diga que " é a falar que a gente se entende " , na realidade nem sempre se pode entender a fala como sinónimo de COMUNICAÇÃO.
É que há por aí muito boa gente que passa horas em frente a um aparelho de TV ou rádio, ou a “teclar” email, ou mensagens nos telemóveis e nas redes sociais a ouvir um comunicador, ou a comunicar, sem que do outro lado alguém lhe dê a COMUNICAÇÃO de que tanto necessita.

Este é apenas um dos muitos reflexos da situação que vivemos no mundo actual, em que tendo tudo tão próximo, tão à mão, estamos cada vez mais longe do nosso semelhante e muitas vezes, mesmo até de nós próprios.

Tomemos como exemplo:
A milhares de quilómetros de distância ocorre uma guerra, que nos é trazida em directo, com todos os pormenores, aos quais assistimos na sala onde confortavelmente sentados no sofá e de cerveja na mão olhamos maravilhados (?) para os horrores da guerra .
Ali bem perto de nós, no quarto ao lado, dorme uma criança que passadas poucas horas irá para a escola;
- " Tem nove anos, anda na terceiro. . . Não… anda no quarto ano... Hum!... ou será no terceiro?!... Bem, isso pouco importa, eu gosto dele! É meu filho… - …eia! Já está… mais um avião derrubado!... "

(mais uma cerveja e continuamos de olhos vidrados no ecrã.)

Eis aqui um caso de falta de COMUNICAÇÃO entre pai e filho. Mas outras mais existem, nesta sociedade que vive constantemente a falar de causas comuns; de comunidades; só que fazem tudo isto relegando para segundo plano a COMUNICABILIDADE, uma qualidade que anda cada vez mais afastada de todos nós, que corremos como nunca o sério risco de ficarmos a falar sozinhos!!!

eduardo roseira

(imagem: sapo.pt)

Sem comentários: